Assar

Cozinhar no forno, submetendo o alimento ao calor seco, que circula ao seu redor. Há ligeiras variações no modo de assar, dependendo do ingrediente:

A) Bolos, tortas, massas etc. são colocados em fôrma ou recipientes de metal que conduzem eficientemente o calor, embora para alguns alimentos tamém possam ser utilizados recipientes de vidro refratário e cerâmica. A temperatura em geral varia de branda à quente, e a mistura a ser assada frequentemente leva um agente de crescimento.

B) Carnes macias, aves tenras, alguns peixex e carnes de caça são muito utilizados em assados. Alguns tubérculos também ficam saborosos quando assados, especialmente se forem averventados antes. Há várias maneiras de garantir que o alimento - em especial a carne - seja assado até o ponto certo. Um dos modos mais usuais consiste em cobrir a fôrma com papel alumínio até o final da cocção. Depois retira-se o papel para que o assado adquira um apetitoso tom dourado.

C) Carnes e aves mais rijas são próprias para preparar assados de panela ao forno. Trata-se de um método combinado em que primeiro doura-se a carne sobre a chama do fogão, em gordura quente, e depois termina-se a cocção no forno, colocando-se o alimento num recipiente refratário com tampa. Perto do final da cocção, remove-se a tampa para dar cor ao alimento.

D) Carnes com uma camada espessa de gordura e aves gordas são ideais para assar no espeto giratório, método que deu origem ao modo de assar convencional. Consiste em enfiar o alimento num espeto, que, por meio de um mecanosmo existente nos fogões mais modernos, gira dentro do forno, regando naturalmente a carne com sua própria gordura. Não se recomenta assar no espeto carnes que tenham sido congeladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger | Template Created By Lord HTML